Apresentação

segunda-feira, 11 de julho de 2011

UM POUCO DO NOSSO MUNICÍPIO

As fotos que vocês vão ver agora dos municio de Santana.É o lugar onde se transtorna a mandioca em "farinha". A casa de farinha vem das nossas origens indígenas e até hoje tem um papel muito importante na vida dos povos.
No período Colonial, a farinha de mandioca não era apenas usada para o sustento dos escravos, criados das fazendas e engenhos, era também utilizada pelos Portugueses que não tinham roças e principalmente como suprimento de viagem.

Para maior durabilidade do alimento, a farinha de mandioca era misturada e socada em pilão como vocês podem ver nas fotos. Isso durava meses e era o farnel dos viajantes.

Em destaque, a Casa de Farinha logo acima mostra um pouco da história da mandioca domesticada no município, de Santana do matos com grandes possibilidades de ser pioneira na Região, apresenta evidências da domesticação vegetal. Para alguns pesquisadores, a região foi uma das principais a realizar o cultivo da mandioca no rio grande do norte.


Telheiro ou abrigo destinado ao preparo da farinha de mandioca, foi assim chamado de Casa de Farinha, montada na serra da pimenteira município de Santana. Porém, na fase pré colonial uma casa de farinha, nada mais era que um abrigo de trabalho, às vezes com apenas um lado fechado (como em alguns lugares ainda no Nordeste) coberto de palha e chão de terra batida tendo, um tacho; uma roda de madeira com veio de ferro; corda para girar a roda; banco de madeira, com caititu (triturador): coxo de madeira ou mesmo tinas, aparador da massa; prensa; peneira onde passa a massa triturada e prensada para não passar pedaços grandes da mandioca; coxo para aparar a manipueira, que dá a goma; coxo de peneirar; fomo feito com uma enorme pedra de quartzo, apoiada sobre um tripé de madeira contrário ao fogo, rodos de pau que são utilizados para revolver a massa e cuias repartidas ao meio, como utensílios para as nossas ancestrais mexerem e jogarem para o alto a farinha, até o produto encontrar-se no "ponto certo", ou seja, torrado o suficiente para não estragar.

A matéria prima para se fazer à farinha, é a mandioca. A mandioca é um tubérculo (vegetal que cresce dentro do solo como a batata inglesa, batata doce, cenoura, beterraba, rabanete, e outros). Como eu falei no município ainda se encontra muitas casas de farinha principalmente na parte serrana, pimenteira, acauã e etc. Vocês podem adi mira algumas fotos das riquezas que temos no nosso municípios bem dizendo casas de farinas algumas continuam fusionando outras felizmente abandonada sem funcionar nem se quer conservadas as nossas historias, espero que vcs gostem um pouco da matéria sob as casas de farinhas do nosso municio. Fotos exclusivas do Extra-Blog abaixo casa desativada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário