Apresentação
quarta-feira, 6 de julho de 2011
Você não precisa ser um chefe de cozinha para fazer uma boa peixada
Quem pensa que cozinhar uma boa receita é missão apenas para um mestre de cozinha, está enganado. Fim de semana é dia de reunir a família e colocar em prática aquela receita caseira que você mais gosta de fazer. “A delícia do sabor não está apenas no prato, mas também no clima em família”, é o que diz o técnico em informática, Anderson Vieira. Ele vai ensinar a fazer uma deliciosa peixada.
Uma peixada colorida e bem temperada é a especialidade do Anderson nos dias de folga. E ele ressalta que o segredo da boa peixada já começa na escolha do peixe. Anderson recomenda a “Cioba” ou o “Dentão”. São fáceis de encontrar na nossa cidade e o prato fica mais gostoso. “É um peixe de uma carne suculenta e macia”, acrescenta o chef por um dia.
Outra dica é que o peixe tem que ser fresquinho, novo e um ter bom tempero. Mas a dica principal é o caldo, que vai ser usado pra cozinhar o peixe junto com os legumes. Ele é feito com a cabeça do peixe cozida e depois, na mesma água, colocam-se os temperos. É um prato que demora em média 40 minutos para ser feito.
E vamos aos ingredientes:
1 kg de Peixe
1 Pimentão verde
3 Tomates
1 Cebola grande
4 Batatinhas
2 Cenouras grandes
1 chuchu grande
1 Garrafa grande de leite de côco
1 Caixa de creme de leite
4 Ovos cozidos
Azeitonas à gosto
Sal e pimenta a gosto
Cheiro-verde
Modo de preparo:
- Para fazer o caldo tempere a cabeça do peixe com os tomates, cebolas e pimentão cortados em pequenos pedaços. Acrescente sal e água, leve ao fogo e deixe cozinhar até ferver.
- Em uma panela separada, cozinhe as batatinhas, cenouras e chuchu cortados em rodelas. Ao chegar no ponto pré-cozido junte-os ao caldo do peixe.
- Agora acrescente o peixe cortado em postas à panela com o caldo e legumes. Misture o cheiro-verde, creme de leite e leite de côco e deixe ferver.
Com a outra parte do caldo feito com a cabeça do peixe você pode fazer o pirão: coloque farinha de mandioca até chegar no ponto de fervura. Quando estiver borbulhando, está no ponto.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário